sábado, 17 de agosto de 2013

Glossário: “Um Bar no Folies-Bergère” (1882), Édouard Manet

Bar-em-Folies-Bergère
“Um Bar no Folies-Bergère”, pintado por Édouard Manet em 1882, um ano antes de sua morte. Retrata uma cena no café concerto Folies-Bergère. O cenário foi construído no atelier do artista, e a modelo, Suzon, era uma jovem que trabalhava no famoso café em Paris.
A obra não foi bem aceita. Há quebras na perspectiva, e os reflexos destoam de uma realidade matematicamente calculada. Mas criar este jogo de ilusões parece ser justamente a intenção de Manet.
Destaques da obra “Um Bar no Folies-Bergère”:
• A composição: quadro de muitos elementos. Não há um ponto de fuga que oriente a visão, organizar mentalmente os elementos do quadro é um desafio para o observador. Os braços da garçonete e os objetos no balcão formam uma pirâmide com as flores no colo da moça – apontando, consequentemente, para o seu rosto. Assim, o destaque é a sua expressão.
• As cores: diferente de outros pintores de influências impressionistas, Manet sempre preferiu os tons pasteis às cores vibrantes. Esta obra não foge à regra:
• As pinceladas: irregulares, usando massas de tinta para dar forma e cor aos elementos.
• Suzon: rosto cansado, resignado com o olhar de quem a observa. Estática, parece ser mais um dos objetos do bar, contrastando com a movimentação e burburinho do salão.
• O reflexo de Suzon: não parece pertencer a Suzon, devido a postura.
• O homem refletido: seu reflexo parece vir de lugar algum. Está tão próximo que sua imagem real deveria tapar a visão do observador. Alguns afirmam que seria o reflexo do próprio observador.
• O espelho: mostra um grande salão, onde números de trapézio são apresentados. A burguesia observa a tudo em busca de diversão.
Mais informações sobre a obra:
Uma releitura da obra “Um Bar no Folies-Bergère”, realizada por Vik Muniz, pode ser vista aqui.
Ficha Técnica:
UN BAR AUX FOLIES-BERGÈRE, Autor: Édouard Manet, Ano: 1882. Técnica: óleo sobre tela
Tamanho: 130cmx96cm. Museu: Courtauld Institute Galleries, Londres.
http://abstracaocoletiva.com.br/2012/11/09/um-bar-no-folies-bergere-analise/

Nenhum comentário:

Postar um comentário