sábado, 17 de agosto de 2013

O Início da Fotografia no Brasil





 

Os trinta Valérios, fotomontagem de Valério Vieira (1890)
Segundo pesquisas realizadas pelo fotógrafo e estudioso de fotografia Boris Kossoy, o francês Hércules Florence (1804-1879), que morava no Brasil, já vinha fazendo desde 1833, alguns avanço na técnica de registrar imagens, com o objetivo de imprimir rótulos de produto farmacêuticos e diplomas maçônicos.
Entretanto, oficialmente, consideram-se o ano de 1839 e os trabalhos de Daguerre como o ponto de partida da fotografia. Oficialmente também o invento de Daguerre chegou ao Brasil em1840, trazdo pelo abade Compte.
Como o Daguerreótipo consistia numa peça única e o processo para a sua obtenção era mais caro, os mais ricos viram nele a possibilidade de perpetuar a sua imagem, como os nobres faziam ao contratar os pintores para fazer seus retratos.
Mas nas décadas de 1850 e 1860, com o aprimoramento dos recursos técnicos, houve o barateamento dos custos de um retrato, o que o tornou acessível a um grande número  de pessoas e apressou a divulgação da fotografia entre nós. O passo seguinte foi o documentário fotográfico. Neste campo destacaram-se Marc Ferrez e Militão Augusto de Azevedo. Marc Ferrez preocupava-se não apenas em registrar um fato, mas também em compor com arte uma cena, como  na foto Charles Hartt no cais do Trapiche (1875).
Militão Augusto de Azevedo tem como obra importante o Álbum Comparativo da cidade de São Paulo, em que mostra mais de uma foto dos mesmos locais, tiradas dos mesmos ângulos, mas em ocasiões diferentes, apresentando assim as transformações urbanas que a cidade sofreu entre os anos de 1862 e 1887. Rua São Bento é uma foto de 1862 que documenta a conhecida rua do centro antigo de São Paulo. O observador pode constatar a arquitetura, as roupas e chapéus das pessoas e os cavalos como meio de transporte da época.
A fotografia brasileira desenvolveu-se muito na passagem do século e esteve presente em exposições internacionais, como a Exposição de St. Louis, nos Estados Unidos, em 1904. Dessa mostra participou, entre outros,  o fotógrafo brasileiro Valério Vieira, que apresentou a interessante fotomontagem Os tintas Valérios, em que aparecem trinta figuras numa sala, todas com o rosto do próprio fotógrafo. Certamente essa cena foi montada com um recurso técnico difícil para a época. Quatro anos depois, em 1908, Valério ganhou o  primeiro prêmio na Exposição Nacional do Rio de Janeiro com uma foto de doze metros de extensão chamada de Panorama da cidade de São Paulo.

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