A Pequena Bailarina de quatorze anos, escultura de Degas, representa Marie Van Goethem, uma jovem estudante de dança. Feito de cera, o que é incomum em
esculturas, com uma crosta de bronze e algumas peças de pano. A finalização da
obra ocorreu em 1922. Quando a escultura foi lançada na Sexta Exibição
Impressionista em Paris, houve diferentes criticas acerca da qualidade da obra.
Muitos a acharam feias e outras a consideraram grotesca e primitiva. É uma das
obras mais conhecidas de Degas e foi vendido em um leilão por mais de 12
milhões de dólares a François Pinault, o homem mais rico da França. A “pequena
bailarina” mostrava os conflitos que ocorriam no mundo da dança, pois o artista
conhecia o lado, por vezes obscuro, do universo das jovens bailarinas, uma
combinação nem sempre feliz entre arte e pobreza ou arte e prostituição. A
desalinhada jovem não era propriamente para uma escultura ou pintura da época.
Nem era nobre, tampouco, o material escolhido pelo artista: a cera, ao invés do
bronze ou do mármore. Entretanto, ao lado das restrições formais e estéticas, a
“pequena bailarina” escandalizou, sobretudo, porque simbolizava a hipocrisia
que encobria as intrigas obtidas pelos poderosos através da prostituição
exploratória das jovens bailarinas.
Já vi este texto! Num blog, de 2010! Tu fizes-te plágio! Não sabes que é crime?
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