Arts & Crafts - William Morris
MOVIMENTO DE ARTES E OFÌCIOS (ARTS & CRAFTS - Foi um movimento
estético surgido na Inglaterra, na segunda metade do século XIX.
Defendia o artesanato criativo como alternativa à mecanização e à
produção em massa e pregava o fim da distinção entre o artesão e o
artista. Fez frente aos avanços da indústria e pretendia imprimir em
móveis e objetos o traço do artesão-artista, que mais tarde seria
conhecido como designer. Foi influenciado pelas ideias do romântico John
Ruskin e liderado pelo socialista e medievalista William Morris. Morris Passou a divulgar a importânciada renovação da tradição artesanal para melhorar o design, pois temia que o processo de produção industrial vulgarizasse ou mesmo destruísse o conteúdo artístico dos objetos industrializados. Morris pôs em prática essas concepções na empresade arquitetura de George Edmund Street, que projetava objetos para interiores e para a vida diária, como papéis de parede, vitrais, carpetes, tecidos, tapeçarias e móveis. Entretanto, ele percebeu que era impossível associar o consumo crescente com a técnica da produção artesanal: a Revolução Industrial havia criado definitivamente uma nova realidade e era preciso aceitar o trabalho artístico mecanizado. As ideias de Morris acabariam por construir o Movimento de Artes e Ofícios(Arts and Crafts Movement), que exerceu uma grande influência no moderno desenho industrial. Foi com esse movimento que se estabeleceu a prática dos artistas de desenhar objetos para a produção em série pela indústria.
Durou relativamente pouco tempo, mas influenciou o movimento francês da Art Nouveau e é considerado por diversos historiadores como uma das
raízes do modernismo no design gráfico, desenho industrial e
arquitetura.
De acordo com Tomás Maldonado, o Arts & Crafts foi uma importante
influência para o surgimento posterior da Bauhaus, que assim como os
ingleses do século XIX, também acreditavam que o ensino e a produção do
design deveria ser estruturado em pequenas comunidades de
artesãos-artistas, sob a orientação de um ou mais mestres. A Bauhaus
desejou, assim, uma produção de objetos feito por poucos e adquirido por
poucos, nos quais a assinatura do artesão tem um valor simbólico
fundamental. De forma ampla, a Bauhaus herda a reação gerada no
movimento de Morris contra a produtividade anônima dos objetos da
revolução industrial.
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