É p
O conceito de
apreciação em Arte, incluído nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) da
disciplina, expõe as situações de estudo e análise de obras, artistas ou
movimentos em sala de aula. É importante que os alunos compreendam a
importância da crítica e da História da Arte para as aprendizagens de leitura
de obras. Ler uma imagem: compreendê-la, interpretá-la, descrevê-la, decompô-la
e recompô-la para apreendê-la como objeto a conhecer. Uma imagem, ao contrário
de um texto, propicia uma infinidade de leituras devido às relações que seus
elementos sugerem.
Leitura Interpretativa: Durante esta leitura é possível a cada espectador colocar o
que pensa sobre a obra que está vendo, pois cada ser humano percebe, vê e sente
uma obra de Arte de acordo com sua história de vida, com o que já sabe e
conhece sobre arte.
Contextualização Histórica: localizar a obra no tempo histórico e no espaço,
observando o tema, os significados, ou seja, os contextos em que foi criada,
auxiliando na compensação e no significado da obra em questão. Quando
apreciamos produções artísticas, esses aspectos acabam por interagir uns com os
outros, pois a leitura de uma obra de arte é percebida, sentida e significada a
partir de nossos conhecimentos, vivências e percepções. Ao fruir a produção
artística da humanidade, estamos realizando um diálogo com o mundo.
Quanto mais estivermos em contato com
obras de Arte, mais nos aprofundamos nessa linguagem e conseqüentemente em sua
leitura, mais ampliamos nosso repertório, conhecimento e compreensão da
produção de Arte da humanidade, quer seja em museus, galerias, exposições, ou
até mesmo através de reproduções, pois em alguns casos a presença frente às
originais não é possível. Ler é atribuir significados a algum
texto, no caso de obras artísticas, estamos falando de textos visuais, que
são lidos a partir do momento que começamos a estabelecer relações entre as
situações que nos são impostas pela nossa realidade e de nossa atuação frente a
estas questões, na tentativa de compreendê-las e resolve-las. A leitura se
torna real quando estabelecemos essas relações.
Como seria uma leitura interpretativa do quadro “A vida e a morte “ de Gustav Klimt?
ResponderExcluirObrigado desde já.